yoga e práticas somáticas para profissionais da assistência ao parto - gestantes mulheres puerpério bebês e pós-parto Anne Sobotta Brasil

Retiro de Práticas Corporais para Profissionais da Assistência ao Parto

15-17 Maio 2020 em Gonçalves-MG, no coração da Serra da Mantiqueira

Como estar ao lado da mulher gestando e parindo, se estamos tão longe de nós mesma? Tão “conectadas” no virtual mas tão desconectadas do nosso próprio corpo?

Como então perceber o corpo da outra? Como compreender o que está acontecendo com ela, até para poder aplicar melhor o amplo saber teórico? Isso não começaria por um auto-cuidado? Uma atenção virada para si mesma para pode ir para o outro?

A proposta desse retiro vivencial nasce dessa observação.

Acompanhando profissionais da assistência ao parto em diversas circunstancias (amizades, cursos, seminários, etc), pude observar ao longos dos anos como tantas e tantos andam “longe de si”, com um saber teórico cada vez mais rico e complexo mas com pouco tempo para experimenta-lo antes de o por em prática e principalmente com muito poucas oportunidades para trabalhar a partir do seu próprio corpo, do seu Soma.

Como acompanhar gestação e parto, eventos tão “naturais”, quando andamos longe dessa nossa natureza profunda, quando o cansaço ou até o burn-out nos domina, quando o virtual ocupa todas nossas poucas horas livres? Que conexão é essa?

Dessas observações, e de workshops para profissionais de saúde em Portugal avaliados com nota máxima, nasceu o conceito desse retiro:

Uma vivência de Práticas Somáticas para Profissionais da Assistência ao Parto no coração da Mantiqueira, em Gonçalves-MG.

Cabelos no vento, pés na terra, água da montanha na pele, calor do fogo no coração.

Trabalharemos com práticas somáticas, explorando a anatomia de forma vivencial, reconhecendo os mecanismos do movimento e da respiração no nosso corpo (sistema músculo-esquelético e fascial) o observando como interagem com o sistema nervoso. Haverá diversas práticas de relaxamento profundo (yoga nitra), tudo sempre pensando para cuidar de quem cuida, para cuidar melhor.

  • Quando: O retiro começa na 6º f. 15 maio às 15h e termina no domingo 17 maio depois do almoço. ADIADO – NOVA DATA A CONFIRMAR
  • Para quem: Todas as pessoas que estão envolvidas com cuidados de mulheres no ciclo gravídico puerperal.
  • Incluido:

Hospedagem (quarto duplo ou triplo, cama individual)

Todas as refeições (com opção de alimentação vegetariana ou vegana)

Práticas de consciência corporal desenvolvidas especialmente para esse retiro

Cachoeira, trilha, sauna finlandesa, fogueira, e… surpresas!

Van ida e volta desde São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e Aeroporto de Garulhos