Quem somos

Anne Sobotta

O corpo e a arte fazem parte da vida da Anne Sobotta desde sempre. Nascida numa familia de arquitetos e atletas, apaixonou-se pela dança contemporânea quando se formava em arquitetura em Paris.  Uma escoliose infantil a levou para os caminhos do Yoga e da Educação Somática, enquanto seu trabalho de consultora cultural em Londres a levava para o Brasil. Professora de Yoga desde 2004, foi com o nascimento da sua filha que Anne abraçou o ativismo para a Humanização do Parto e do Nascimento, se dedicando exclusivamente ao acompanhamento das mulheres e dos seus bebês através de práticas somáticas e à formação de profissionais.

Para Anne, a gestação é uma dança de dois corpos e os bebês são nossos mestres do movimento.

Anne iniciou sua prática de yoga na França em 1993. Aperfeiçoou-se na Inglaterra e no Canadá nas linhas do Hatha Yoga, Vinyasa and Yin & Yang Yoga. 

Formada em Yoga Pré-natal pelo sistema Mamaste (USA) e com Janet Balaskas (UK) – Active Birth / Parto Ativo, em Developmental Baby Massage por Peter Walker (UK). Educadora Perinatal pelo Active Birth (UK) e pelo Spinning Babies (USA). Doula pela DONA Internacional, com Ana Paula Markel (USA). Colabora com Janet Balaskas em eventos internacionais.

Co-fundou a primeira rede de apoio a gestação, parto e pós-parto de Salvador-BA, seguindo os paradigmas da assistência humanizada ao parto e nascimento.

Anne fez também diversos cursos e formações nas áreas da Assistência Humanizada ao Parto e Recém-Nascido (SIAPARTO, Conferências ReHuNa, entre outros), Psicologia perinatal (Apego e Terapia Familiar com Alexandre Coimbra Amaral), Anatomia e Ciência do Movimento, além de diversos workshops de dança e práticas somáticas (Alexander Technique, Feldenkrais, Axis Syllabus).

Ministra aulas de Yoga e Práticas Somáticas para Gestantes, Yoga e Massagem para Mães e Bebês, Yoga para Mulheres e diversas oficinas focadas na gestação, parto e pós-parto em São Bento do Sapucaí e, pontualmente, em outros espaços no estado de São Paulo (SESC, MAM, Casamar, entre outros).

Desde 2011 Anne dedica-se principalmente a formação de instrutores de yoga especializados em yoga perinatal e dá cursos e workshops no Brasil e Portugal, onde atua também em cursos para profissionais de saúde.

Atualmente desenvolve projetos para tornar essas práticas e conhecimentos acessíveis para as mulheres que, por motivos econômicos ou geográficos, não tem a possibilidade de receber esse acompanhamento de forma presencial.

Depois de ter morado na Itália, França, Portugal, Inglaterra, Canada e na Bahia no Brasil, Anne reside atualmente na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. É mãe da Jada que nasceu em 2006 de parto domiciliar.

Siga-nos nas redes sociais: Instagram e Youtube.

http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2013/07/yoga-em-voga-entrevista-anne-sobotta.html