Aulas para Mães e Bebês

Yoga & Massagem para Mãe e Bebê

Apos 9 meses bem demorados até a tão esperada chegada do seu bebê, de repente… você é mãe! A 100% do tempo, se não for mais…
A aula de Yoga Mamãe e Bebê é uma oportunidade para recuperar ou atingir um bom condicionamento físico no pós-parto, enquanto interage com seu bebê.
Aos poucos você vai começar a restabelecer força e flexibilidade, enquanto construí com seu bebê uma atividade agradável e onde você poderá ter contato com outras mães.
O relaxamento profundo peculiar ao Yoga ajuda a mãe a “agüentar” o stress que muitas vezes acompanha os primeiros momentos da maternidade.
Para o bebê, a experiência do movimento junto ao “tocar” é provavelmente a melhora estimulação que se pode oferecer apos o nascimento. No Yoga, isso acontece através da participação conjunta da mãe e do bebê, num ritmo adaptado às capacidades de integração e assimilação do bebê. Da mesma maneira que certas posturas de yoga podem levar adultos a um estado de relaxamento profundo, elas podem levar os bebês a um estado de grande bem-estar e promover um sono de qualidade.

Mais sobre essa fase da vida dos bebês aqui.

Curso de Yoga com Bebês e Developmental Baby Massage com Anne Sobotta e Peter Walker, São Paulo 2016. Foto Sabrina Pestana Estúdio Gangorra

Sequencia de yoga com bebê de 4 meses:

Parte 1  http://youtu.be/tZ928Givp0w

Parte 2  http://youtu.be/aNLNzjWLsVY

Materia no Bahia Esporte:

http://www.youtube.com/watch?v=FusDVE6MUg0

Benefícios


Mãe:
– Fortalecimento dos laços mãe – bebê
– Melhora do condicionamento físico e da postura no pós-parto
– Redução das tensões e desconfortos nas costas e nos membros
– Fortalecimento do assoalho pélvico e do abdômen
– Desenvolvimento de força e estabilidade dos músculos
– Ajuda na recuperação pós-parto
– Ajuda na desintoxicação do corpo
– Aumento da resistência, força e sensação de bem estar
– Redução da ansiedade e do stress
– Auxilia na prevenção da depressão pós-parto
– Contato com outras mamães e bebês

Bebê:
– Auxílio no desenvolvimento motor e cognitivo
– Estimulação dos sistemas digestivo e nervoso
– Fortalecimento dos músculos e melhor flexibilidade
– Melhora da coordenação
– Ajuda para liberar gases
– Libera as energias para relaxar e dormir melhor
– Ajuda na recuperação de possíveis traumas do parto
– Aumento da habilidade em lidar com situações desafiadoras
– Aumento da auto-estima e segurança
– Interação e brincadeiras com outros bebês

Este slideshow necessita de JavaScript.

A atividade física desenvolvida durante a aula ajuda o bebê a ter um sono mais profundo. Aos poucos, o comportamento do bebê é mais calmo e tranqüilo. Ele equilibra melhor suas energias.

Ao nível psicológico, as aulas de Yoga Mamães e Bebês ajudam os pais e o bebê a se conhecer e comunicar (as aulas providenciam os pais – tanto a mãe com o pai – com uma rotina que pode ser usada diariamente para ajudar a reforçar o vinculo com seu filho desde o nascimento.)
O prazer do bebê quando confrontado a “pressão” positiva da yoga aumentam sua habilidade a lidar com situações desafiadoras no futuro.
Graça ao alto nível de atenção que ele recebe da sua mãe, o bebê se sente em confiança para interagir com os outros e brincar ativamente.

A Prática

Para as mães, a aula envolve primeiramente a pratica de posturas de Yoga chamada de asanas, especialmente escolhidas ou adaptadas para esse período da vida de uma mulher.
Recomendamos começar as aulas apos o término do sangramento pós-parto, voltando progressivamente à atividades físicas mais ou menos 40 dias após o parto.
Esperamos completar 3 meses apos do parto (o período para que os tecidos recuperam sua tonicidade) para praticar posturas invertidas, para prevenir qualquer risco de lesão e de aeroembolismo.
Um dos desafios físicos das novas mães é simplesmente… carregar o bebê! A cada semana parece que o frágil recém-nascido ganhou 10 quilos… Muito peso os ombros, esforços na coluna, sem falar do desalinhamento.
Praticamos posições que nos ajudam a desenvolver força e resistência, e alem de tudo uma boa postura, usando corretamente os músculos das pernas, dos braços, das costas e do abdômen, do assoalho pélvico, enfim, uma boa conciência corporal. Estamos particularmente atentas ao dia-a-dia da nova mãe: carregar seu bebê, amamentar, dar o banho… atividades que podem facilmente levar a dores nas costas, nos braços etc se não prestamos atenção a postura e não cuidamos dela e da nossa forma física.
A chegada do bebê pode também levar a alguns tensões psíquicas ou psicológicas. O novo ser muitas vezes revoluciona a vida do casal ou da família, um mundo novo e desconhecido se abre, as relações que existiam mudam para sempre, responsabilidades novas aparecem, e nada mais normal que sentir um certo stress por causa disso, mesmo num momento de tanta exaltação. A pratica da yoga pós-parto ajuda a relativizar a ansiedade, à aliviar, nos somente graça ao bem-estar alcançado através das posturas e do relaxamento (savasana), mas porque as aulas são também um importante momento de comunicação entre as novas mães, que pode compartilhar experiências, duvidas ou medos.
A pratica regular lhe ajuda também a descansar melhor e a recuperar suas energias, algo muito útil quando o bebê ainda acorda com freqüência durante as noites.

Yoga para maes e bebês

E os bebês na aula?
Durante os primeiros meses, você vai ser o guia do seu bebê, o ajudando a realizar posições simples, e o deixando cada vez mas autônomo com seus movimentos a medida que ele cresce.
Até o terceiro mês de vida, fazemos movimentos muito leves com o bebês, insistindo mais nas massagens que ajudam a criança a expelir os gases intestinais e a mantê-la mais calma.

Quando o bebê começa a engatinhar com facilidade de ganha mais autonomia, a prática começa a mudar. Respeitando o desejo de independância do seu bebê (em breve um “toddler“), sugerimos movimentos e ritmos que ele possa começar a fazer sozinho, aos poucos “brincamos” de yoga introduzindo posturas clássicas com referência ao mundo animal ou vegetal. Para as mães, é um momento também de mais autonomia, onde vão poder dedicar um pouco mais de tempo a seu corpo e ter maior tempo de prática.
Para o bebê, um beneficio importante é o auxilio ao desenvolvimento do seu sistema motor (coordenação, força muscular etc.) e traz confiança para ele. Seu toque no seu filho proporciona segurança ao bebê, atuando diretamente sobre sua auto-estima.
As posições ajudam o bebê a aumentar a flexibilidade e a fortalecer a musculatura, em particular  do pescoço, braços, pernas e costas, e estimulam o sistema nervoso e digestivo.
As posições praticadas também ajudam a aliviar gases, liberam a energia do bebê, favorecendo o relaxamento e um bom sono.
É um momento divertido para o bebê e durante o qual ele tem contato com outras crianças da mesma faixa etária. As musicas estimulam sua atenção e sua vocalização.
Finalmente, praticando com seu filho – sendo ele o foco da aula, tanto com a mãe – você fortalece cada vez mais seu vinculo com ele, com muito carinho e amor.

Yoga para Mães e Bebês - Anne Sobotta, Ventre Materno, Salvador BA


Informações
Duração: 60 minutos
Quando começar:
Para as mães: Após o período de quarentena, ou tendo recebido alta de seu médico para retomar as atividades físicas.
Para os bebês: a partir de 2 meses de idade.
Quando terminar: Quando o bebê fica mais interessado em explorar o espaço ao seu redor que na prática 😉 Ou seja, quando engatinha com uma certa facilidade, o que para maioria dos bebês acontece em torno dos 10 meses.

Requeremos apresentação da autorização medica para prática da mãe e do bebê.

 

Anúncios

21 comentários sobre “Aulas para Mães e Bebês

    1. Cara Luciana,

      Já lhe tinha respondido por email, mas vou renforçar aqui! Você pode encontrar informações de horários aqui mesmo no blog, na páginas Horários.
      O valor mensal é R$ 150 (2 x por semana) ou R$ 100 (1 x por semana).
      Para fazer a inscrição, basta aparecer num dia de aula para nos conhecer e fazer seu cadasto (ou posso também lhe enviar por email a ficha de cadatro).
      Sinta-se bem-vinda para fazer uma aula experimental quando quiser!

      Anne

    1. Olá Gerusa,
      No meu conhecimento não existe videos deste tipo no Brasil. Encontram-se varias nos EUA por exemplo, embora poucas sejam mesmo de qualidade, no sentido dos cuidados a ter durante a gravidez. Para que uso seria? Anne.

    1. Caras Cibele e Katsumi,
      Não tenho conhecimento de livro tratando especificamente de yoga para casal grávido. Encontra-se em algums livros de yoga para gestantes explicações e fotos de movimentos e posições que podem ser realizados pela parturiente e seu companheiro durante o trabalho de parto. Não se trata especificamente de posturas de yoga, mas de posições cujas algumas são inspiradas do yoga (a posição de côcora sustenda por exemplo).
      Quanto a yoga para mamãe e bebê, eu uso alguns livros em inglês (por exemplo ‘Yoga Mom, Buddha Baby’ de Jyothi Larson & Ken Howard), creio que não existem ainda livros em português sobre esse tema.

      Namaste,
      Anne

    2. Cibele,

      Você quer saber se existe yoga para casal ou yoga para casal grávida?
      Existem sim posturas que podem ser práticas em dupla, e outros movimentos que podem ser feito pela grávida com seu companheiro (como expliquei na mensagem anterior).
      Mas, de qualquer forma, isso vai depender muito dos metodos (e criatividade!) de cada professor, pois historicamente não existia yoga para casais, nem para grávidas…

  1. Olá,
    Sou jornalista e estou fazendo uma matéria para a revista Viva Saúde, da Ed. Escala.
    Gostaria de saber se as aulas de yoga para mães e bebês são presenciais ou se são disponibilizados vídeos para que as pessoas interessadas possam fazer o exercício em casa.
    Aguardo retorno o quanto antes.
    Muito obrigada.

    1. Olá Fernanda, obrigada por seu contato.
      Boa pergunta! Então, minhas aulas são presenciais, e acho isso muito importante porque não trabalhamos somente movimentos, trabalhamos a energia da dupla mãe/bebê. Durante a aula podemos avaliar qual é o nível de sinergia entre a mãe e o bebê, procurar melhorar essa comunicação caso for preciso (isso acontece frequentamente com mães que sofrem de algum tipo de estresse, seja porque o/a bebê chora muito, não dorme bem, ou tem problema com a amamentação etc). Muitas vezes podemos encontrar a fonte dessas dificuldades tão comuns na maternidade, e remediar com dicas geralmente simples.
      É importante também a energia do grupo, o encontro com outras mães (a partilha), e também muito bom para o bebê o encontro com outros bebês. Eu fico cada vez impressionada com a maneira com a qual os bebês estebelecem uma comunicação entre eles. Isso faz parte da aula também e é muito valioso.
      Isso dito, não quero dizer que uma mãe que não pode frequentar aulas de yoga para mãe e bebê por motivos diversos não pode praticar em casa com a ajuda de um vídeo. Pode ser uma boa opção para ela. Isso vale também para o video original da massagem shantala.
      Infelizmente, hoje em dia no mercado não existe quase nada em termos de videos de yoga para mãe e bebê. Eu mesmo, como profissional, tive as maiores dificuldades a encontrar materiais audivisuais bons quando quis completar minha formação. Até hoje os melhores vídeos que encontrei são na Ingleterra, e mesmo assim não são muito.

      Gostaria de ter um pouco mais de informações sobre sua matéria.
      Sou fundadora do Grupo de Instrutoras de Yoga para Gestantes / Baby Yoga para Humanização do Parto e Nascimento, talvez podemos lhe ajudar. Somos 14 instrutoras qualificadas em diversas cidades do Brasil.

      Abraços
      Anne

  2. Gostaria muito de praticar a yoga com a minha bebezinha de três meses mas moro no interior de Minas Gerais e aqui não encontro nem aula de yoga sem o bebê, por isso queria saber se possuem vídeos com as aulas ou onde posso encontrar e quais são os vídeos de boa qualidade.Obrigada
    Fabiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s