Workshop com Janet Balaskas – SP

Workshop de Yoga na Preparação para o Parto com Janet Balaskas – Curso realizado. Veja fotos abaixo (clique na imagem para ampliar):

“As tribos são diversas, mas a identidade é única! Irmanadas no pulsar da Terra do Coração e do Amor! Gratidão!” (Carmen)

“Muito orgulho estar ao lado dessas duas mulheres incríveis, revolucionarias pelo parto humanizado!!!!! Muito grata por todos os aprendizados!!!” (Luana)

 

“O workshop com a Janet foi sensacional. (…) Parabéns à todas as organizadoras pelo excelente evento.”(Simone)

“Alegria de ter conhecido essa pessoa maravilhosa, recebido um pouco do seu conhecimento! Gratidão!!!” (Alice)

“Muitos aprendizados, muito amor e a certeza de estar trilhando o caminho certo. O caminho aonde me sinto feliz e posso contribuir e trocar amor atravès do movimento. Muita gratidão à Anne Sobotta por criar esse espaço e abrir as portas para mim.”  (Silvia)

“Lindas mulheres. Ser doula é abraçar o Amor incondiconal de mãe por todos os seres do universo. Lindas companheiras de jornada, gratidão por nos ensinar tanto neste fim de semana.” (Simone)

“A new way to work and be with pregnant women much more sensitive and sweet is now growing inside me. Kisses and love for all these wonderful women.”  (Silvia)

“Mulheres lindas e poderosas, energia incrível, aprendizado maravilhoso, coração transbordando! Gratidão!”  (Fabiana)

“Foi o melhor presente que eu poderia ganhar na minha gravidez! Toda a energia da mulherada, a organização, o espaço e a doçura da Janet fizeram do final de semana uma experiência incrível. Obrigada!”  (Tatiana)

“Workshop with Janet Balaskas couldn’t be better! Loving each minute :)”  (Ludmila)

Janet Balaskas Yoga Brasil

Proposta

Esse workshop procura demostrar a relevância da prática de yoga na gestação como preparação para o parto. Aprenderemos a saber escutar o corpo grávido, acompanhando sua sabedoria e ensinando as mulheres a ir ‘com ele’ ao invés de ir ‘contra ele’ – isto é, a arte do parto suave.
Janet ensinará em detalhes quais são os asanas os mais importantes na preparação para o parto: porquê, como, e para quê. Ela explicará também o que se deve evitar nesse periodo e como o yoga pode ajudar em circunstâncias especificas.
Você irá descobrir técnicas maravilhosas para suas aulas, que incluem toque, massagem, relaxamento, visualização, hipnose suave, movimentos e posições para parto ativo, além de afirmações, respiração e meditação.
O Workshop será realizado em inglês com tradução consecutiva para o português.
Janet Balaskas tem mais de 30 anos de experiência em atendimento às grávidas. Em Londres – UK ela fundou o Centro de Parto Ativo, onde atende atualmente. Janet tornou-se mestre nessa arte delicada, tendo ensinado milhares de mulheres e treinado e inspirado profissionais em diversos países. Seu trabalho é impregnado da sua sabedoria e calor humano, e ninguém como ela sabe revelar a mágica do yoga quando a mente se aquieta e que nos encontramos em unidade com a respiração, o corpo, e a mãe-terra.

Público-alvo

Professores experientes em yoga prenatal
Se você já atende mulheres grávidas, esse workshop irá lhe proporcionar inspiração e novas idéias para tornar suas aulas mais profundas e mais eficientes para preparar para o parto. Janet irá demostrar sua abordagem descrita como “yoga gravitacional” e apresentará um trabalho focado nos asanas mais importantes e nas técnicas mais benéficas para grávidas.
Professores de yoga não-especializados
Se você é professor de yoga e pretende atender gestantes, esse workshop é um ótimo começo. Apesar de não ser uma formação completa (o que é impossível fazer em um final de semana), existe a possibilidade de completar seu treinamento junto com a instrutora Anne Sobotta.
Praticantes de yoga desejando tornar-se instrutores
Esse worskhop é aberto a quem deseja torna-se instrutores de yoga para gestantes ou está em formação. Se você pratica yoga e não é instrutor, esse workshop pode lhe abrir as portas de uma nova carreira e é uma ótima introdução para um treinamento mais aprofundado.
Gestantes
Se você está grávida e tem interesse em empoderar-se para um parto natural, você pode participar desse workshop. Você com certeza será inspirada para vivenciar uma gestação plena e saudável e aprenderá diversas técnicas muito úteis para ter uma experiência de parto positiva. Em adição à aulas de yoga pré-natal, o workshop irá fortalecer sua auto-confiança e confiança no seu corpo.
Outros profissionais do parto
Se você é doula, parteira, enfermeira, obstetriz ou médica, você terá muitos benefícios em atender esse workshop. Nele, você encontrará elementos úteis para seu trabalho, afim de melhor apoiar e ajudar as mulheres a ter um parto natural. Você aprenderá também técnicas de relaxamento e bem-estar, o que pode lhe ajudar na sua própria vida e na sala de parto.

 

Sobre Janet Balaskas

Idealizadora de uma nova abordagem do parto natural, Janet criou o conceito revolucionário do Parto Ativo (“Active Birth”) nos anos 1980s. Durante sua própria gestação, ela descobriu os benefícios do yoga na gravidez e como preparação para um parto ativo.
No final dos anos 1970s ela elaborou uma prática adaptada do hatha yoga e começou a dar aula para um pequeno grupo de mulheres grávidas em Londres. Isso tornou-se o modelo e a inspiração para a vasta maioria das aulas de yoga para gestantes que se encontram hoje pelo mundo.
Sua voz vem influenciando mudanças nas práticas das maternidades no Reino Unido e em muitas outras partes do mundo.
Suas idéias inovadoras foram divulgadas mundialmente, inspirando famílias, educadores perinatais, professores de yoga, parteiras e doulas. Será sua 4° visita ao Brasil, onde ela fundo o Instituto Parto Ativo Brasil, junto com Talia de Souza e Inês Baylão de Moraes Monson. Com o apoio do Instituto, Anne Sobotta está organizando em São Paulo o workshop “Preparing for Birth with Yoga” – O Yoga na Preparação para o Parto, que tem ainda o apoio da Namaskar Yoga, local em Santos que aplica o Parto Ativo na preparação de casais e gestantes para o parto.

A abordagem

No seu trabalho com gestantes, Janet foi muito inspirada por Vanda Scaravelli, yogini e professora de yoga italiana (Florença, 1908-1999). Sua filosofia do yoga teve uma influência revolucionaria sobre a prática e o ensinamento do yoga.
Vanda dizia que:
O que é esse novo ensinamento? A revolução deve acontecer, baseada numa verdade muito simples. Existe um ponto delicado no centro das nossas costas onde a coluna movimenta-se em duas direções opostas, desde a cintura para baixo, ao longo das pernas e dos pés submissos a força da gravidade, e da cintura para cima até o topo da cabeça, nos elevando livremente…
A gravidade é como um ima, nos atraindo para terra, mas essa atração não se limite a nos puxar para baixo, ela também nos permite de nos estender na direção oposta, a direção ao céu.
Trecho da nova edição do livro: ‘Awakening the Spine’, Pinter and Martin 2012

O entendimento dessa verdade nos é dado quando praticamos os asanas com a consciência da onda ou do ciclo da respiração ondulando ao longo da coluna. Percebemos a atração da gravidade no corpo com a exalação e o impulso correspondente vindo do solo com a inalação, trazendo estabilidade e leveza, equilíbrio e vitalidade no corpo inteiro.
Esse abordagem do yoga é mais que praticar asanas.
Ele é maravilhosamente adequado a gestação e a preparação para o parto, quando os grandes aliados da mulher são a gravidade e a respiração.

 

O que mais você irá aprender nesse wokshop:

> As posturas mais adequadas e mais benéficas durante a gestação e como fazer adaptações em função das necessidades de cada mulher.
> Como ensinar às gestantes a desenvolver uma conexão com a gravidade e consciência respiratória durante as posturas.
> Certificar que a gestante carrega bem seu bebê, evitando desconfortos e dores e ajudando o bebê a bem se posicionar, evitando complicações.
> Acordar os instintos do parto através das memórias corporais. Esse é a forma mais poderosa e efetiva de preparar as mulheres para o parto.
> Como guiar as mulheres para ficar profundamente relaxadas durante o trabalho de parto, mesmo em posições verticais e durante o expulsivo, e para desenvolver a habilidade de ‘seguir a respiração’ durante o trabalho de parto e de ‘soprar o bebê para fora’ durante o expulsivo.
> Encorajar as mulheres a entender que seus corpos sabem parir, lhe dando confiança nos seus próprios poderes.

Conteúdo

Além da parte teórica, serão 8 aulas práticas.

> Cada aula inclui:
Posturas sentadas, posturas ajoelhadas, posturas em pé, torções, flexões laterais, consciência da respiração, meditação e relaxamento, sempre com modificações específicas a gestação e parto.

> Algumas práticas serão meditativa e estáticas, enquanto outras serão mais orientadas para movimento e ‘flow’, outras enfim serão balançadas.
> Em todas as práticas força e suavidade se equilibram.
> Certas práticas serão focadas na consciência da coluna em relação a terra e incluirão exercícios para soltar os ombros.
> Contra-indicações e modificações com ‘props’ e apoios serão sempre abordadas.
> Música, auto-hipnose, ‘anchoring’ e exercícios de foco farão parte de cada aula.

 

INFORMAÇÕES

Carga horária
16 horas

Datas e horários
21-23 de Agosto de 2015
Sexta 21/08 das 14h as 18h, Sábado 22/08 das 09h as 18h e Domingo 23/08, das 09h as 13h.

Localização
Aruna Yoga. Rua Eça de Queiroz, 711 – Paraíso, SP. Metrô Paraíso.   http://www.arunayoga.com.br

Organização
Anne Sobotta
Yoga para Gestantes e Mães-Bebês, Formação de Professores
(12) 99631-9799 / 99212-9404
http://www.yogaparagestantes.com
http://www.facebook.com/anne.sobotta
yogagravidez@gmail.com

Com o apoio de:
Instituto Parto Ativo Brasil http://www.partoativo.com.br e

Namaskar Yoga http://www.namaskaryoga.com.br

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Workshop com Janet Balaskas – SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s