Um “primeiro bebê do ano” um tanto especial… :-)

bebê parto natural povoa do varzim portugal

Pode parecer uma noticia banal ou insignificante, um parto num pequeno municipio do norte do Portugal. Só que…
Só que o Portugal tem uma taxa cada vez maior de cesarianas, (a pior da Europa);
Só que o Portugal tem um modelo de assistência ao parto altamente intervencionista e a maioria das mulheres nem sabem a que ponto isso é ruim (mas os relatos são de chorar);
Só que neste municipio, Povoa do Varzim, tem uma equipe de enfermeiras, isoladas, dedicadas a prestar uma assitência humanizada ao parto e nascimento e fazendo um trabalho maravilhoso;
Só que a Vânia veio fazer um workshop que demos no norte do Portugal em setembro de 2015 e descobriu um novo mundo, ainda mais que neste workshop participava também a Patricia Souto, enfermeira da equipe de Povoa…
O resto da história, está aqui abaixo, contada por Ana Luisa, querida professora parceira e organizadora dos meus cursos no Portugal, e na noticia do jornal.
Esse tipo de noticia aparentamente “insignificante” é daquelas que me deixa mais feliz, e de longe. A confirmação que vale a pena continuar e acreditar, a prova que sim, funciona aquele efeito de formiguinha, as vezes criticado por não alcançar “massas”. Mas eu acredito nas redes que se formam, preservando a diversidade no mesmo tempo que criam laços sólidos de solidariedade e apoio.
Parabéns Vânia! Bem vindo Valentim!

 

Nas palavras da Ana Luisa Sousa – Criarte:

“Ficamos de coração cheio! Desejamos muitas Felicidades a esta maravilhosa família!
A Vânia (que não tem facebook), fez um workshop com a Anne Sobotta onde conheceu a parteira Patrícia Souto que trabalha no Hospital da Póvoa e nos contou todos os pormenores dos procedimentos da equipa de lá no atendimento ao parto (excecional no respeito à mulher, bebé e família, na aplicação de práticas humanizadas e de incentivo a movimentos ativos, naturais…).
Lembro-me da expressão de maravilhada da Vânia ao contar-nos que contava apenas com um workshop de yoga para grávidas e que sentiu a transformação dela enquanto mulher e no conceito que tinha do seu corpo grávido, da sua mudança interna enquanto grávida e consciente do que queria para o seu parto! Lembro do seu entusiasmo em conhecer melhor a prática das doulas.
E aqui está a família feliz, o desejo realizado, o semblante de luz!
A semente a germinar e a brotar em hospitais públicos! já tínhamos tido o relato de outra momyoguini que teve 1 parto natural lá. Neste momento acompanho 3 mamãs e bebés que fazem yoga baby e mamã comigo e que tiveram os seus partos naturais e respeitados lá.
Parabéns mamãs guerreiras e Luminosas – são os nossos exemplos! Parabéns Patrícia Souto e excelente equipa do Hospital da Póvoa do Varzim pelo excelente Trabalho! E a todos os profissionais que trabalham para consciencializar e colocar em prática este movimento!”

A materia:

Bebé do ano na Póvoa de Varzim nasce de parto natural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s