“Flip a breech” – Bebês pélvicos, por Gail Tully

 

Flip A Breech

Usei tanto esse site na minha gestação… foi um divisor de água. Sou fã da Gail Turly, que traz o olhar da cinesiologia e das terapias complementares (acupuntura, rolfing, etc) na arte de partejar.

breech bebê pelvico

Aqui ela fala da questão dos bebês que permanencem sentados (bebês pélvicos). Creio que tem um percentual de bebês que viram para nascer sentados mesmo, e tudo bem e não deveriam estressar por isso, e que tem uns outros tantos que não passam para a posição cefálica por motivos de tensões e desalinhamentos posturais na pelve materna (que é a questão abordada nesta página do Spinning Babies).Isto acabe sendo um fator de muitas preocupações para as mães devido principalmente ao fato de ter muitos poucos obstetras e parteiras que atendem parto de bebê pélvico. Embora precisa-se, antes de tudo, procurar evitar um estresse antecipado e que acabe sendo nocivo, as práticas indicadas acima podem ser interessantes a partir de 35-36 semanas. Embora as evidências cientificas a respeito sejam fracas (existem apenas evidências  favoraveis sobre o uso do moxabustão e moxabustão associado com posturas),

No yoga na gestação trabalhamos desde cedo o alinhamento postural, em particular pelvico, visando melhor postura e diminuição das possíveis tensões dos músculos e tecidos conectivos da pelve. Em caso de bebês pélvicos, a abordagem é muito similar ao da Gail Turly, associados a outros recursos do yoga (visualizações, relaxamento profundo, outras posturas).

Se funciona? Não temos dados suficientes para saber “de verdade”. Mas – e sempre evitando que seja mais um motivo de tensão na gestante – tentar não faz mal!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s