Formação 2015 – INSCRIÇÕES ABERTAS

Formação Yoga para Gestantes Anne Sobotta

Porque uma formação em yoga para gestantes?

Esse curso permite conhecer e aprender práticas especificas e inovadoras nesse ramo do Yoga como intuito de contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos de instrutores de Yoga e  dos profissionais que já atuam com gestantes.
O Brasil está vivendo uma revolução no que diz respeito ao atendimento à mulher durante a gestação e o parto, com o crescimento espectacular do movimento da humanização do parto e do nascimento no país inteiro, porém ainda carece de cursos sólidos e de profissionais formados para atender com qualidade esse público crescente.
Através das/os profissionais formadas/os nesse curso, cada vez mais mulheres grávidas tem a possibilidade de desfrutar deste acompanhamento profissionalizado, o que lhes permite vivenciar uma gravidez mais harmoniosa, uma experiência de parto mais satisfatória e soberana, e uma maternidade mais plena.
Conhece-se hoje a importância de vivências harmónicas na gravidez, no momento do parto e no puerpério: a simbiose única que se estabelece entre os dois seres e que se traduz na influência de sentimentos, pensamentos, emoções, hábitos alimentares e de sono da mulher na formação do novo ser.
Trabalhar com yoga para gestantes é profundamente tocante e gratificante, pois rapidamente se sentem e observam os espetaculares resultados das práticas de yoga na dupla simbiótica mãe-bebê (práticas psico-biofísicas; práticas respiratórias; práticas de relaxamento; práticas de vizualisação e meditação; práticas preparatórias para o parto e maternidade).
Rapidamente as melhorias na disposição e na qualidade de vida da gestante se refletem numa boa gestão dos seus processos de mudança hormonal e das emoções, no desenvolvimento da confiança no seu corpo, na consciência da ligação com o seu interior, com o seu bebé e o Universo.
Estas mudanças marcarão o pequeno ser para toda a sua vida.

O que diferencia o trabalho realizado pelas/os profissionais que participam desta formação?

A/O profissional que decidir trabalhar com yoga para gestantes estará junto da mulher num momento da sua vida muito especial. Ela/e será o terapeuta, o apoio, quem vai estar próximo e a acompanhar a gestante em diferentes fases e momentos desta, em que poderá estar a passar por desconfortos físicos ou emocionais, ou a (re)conectar-se com o seu corpo, o seu interior, o Universo e com o seu bebé.
Na nossa visão, o Yoga para gestantes é considerado como uma abordagem terapêutica, onde através do corpo se trabalha a conexão com a psique, desvelando e destravando possíveis couraças, bloqueios ou traumas que podem interferir negativamente tanto na aceitação da gestação,  na progressão do trabalho de parto  ou na vinculação com o bebé.
Deste modo, as/os profissionais especializadas/os em yoga para gestantes terão os conhecimentos e as ferramentas, que aliados a uma atitude responsável, humilde e de partilha ativa e multidisciplinar, permitirão complementar as práticas de yoga com informações essenciais, claras e, quando for o caso, baseadas em evidências científicas, sobre diferentes dúvidas e inseguranças da gestante.
A/O especialista em yoga para gestantes saberá utilizar de forma completamente nova e segura as posturas e sequências do hatha yoga a utilizar ao longo de gravidez, tendo o foco num trabalho personalizado, mas que ao mesmo tempo desperta a partilha e a socialização com o outro – as companheiras de caminhada, ou os companheiros e pais, recriando-se dinâmicas de grupo, de interajuda e diversão.
Assim, a formação em yoga para gestantes é um curso que dota as/os profissionais de conhecimentos, instrumentos e técnicas específicas que ajudarão as gestantes a compreender melhor o seu corpo, as suas mudanças psico-biofísicas, a ter ferramentas físicas e mentais para encarar o trabalho de parto, despertando e ganhando consciência da sua força, resistência e capacidade respiratória, bem como os efeitos da ampliação do vínculo com o seu bebê e sua família e dos seus conhecimentos sobre as questões específicas ao protagonismo da mulher na gestação e no parto.

O que habilita/capacita as/os profissionais que fazem a formação em yoga para gestantes?

Com a formação em yoga para gestantes a/o profissional terá aptidão e formação para auxiliar, informar e aplicar técnicas de yoga milenares, cujos efeitos no pré e pós parto já têm sido estudados e evidenciados pela medicina e a ciência.
Os instrutores de yoga que concluam o curso com aproveitamento ficarão aptos para ministrar aulas de yoga para gestantes.

O curso está elaborado e organizado para que a mulher grávida adquira:

– Ferramentas para se conhecer melhor, de forma a reconhecer o que o seu corpo, psique e emoções refletem;
– O conhecimento de métodos e práticas naturais do yoga para lidar com a dor e os desconfortos inerentes às diferentes fases na gravidez, parto e pós-parto;
– Mais consciência e confiança das suas capacidades biológicas, emocionais e mentais na gestação, no parto e na maternidade.
– Uma forma de estabelecer e ampliar o vínculo mãe-bebé, a confiança, a autoestima e o bem-estar de ambos;
Para além disso, o curso foi também desenvolvido para que a gestante sinta a oportunidade para:
– Partilhar dúvidas e inseguranças;
Socializar, divertir-se, aprender e, acima de tudo, ter consciência do ser mulher/mãe e do sentimento de amor incondicional!

(com contribuições da Ana Luísa Souza para redação desse texto)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s