Com Janet Balaskas em Curitíba

Em Abril de 2011 tive o imenso prazer de participar do primeiro curso dado no Brasil por Janet Balaskas, fundadora do movimento do Parto Ativo (na Ingleterra, nos anos 1980s) e que foi a primeira pessoa a criar uma prática de yoga adaptada para acompanhar a gestação e preparar para o parto natural.

Segue abaixo a excelente materia da minha colega de Santos, Adriana Vieira, professora de yoga e jornalista.

eu com Janet!

> Vejam também o link para o programa Mais Você do dia 4 de Maio:

http://maisvoce.globo.com/videos/v/ana-maria-braga-recebe-sua-filha-mariana-que-fala-sobre-parto-natural/1500520/#/programas/20110504/page/1

> Muitos informações legais também aqui, no fabulóso blog Parto no Brasil: 

http://partonobrasil.blogspot.com/2011/04/parto-ativo-historia-e-filosofia-de-uma.html

Super Janet!

Inglesa traz 30 anos de experiência com gestantes para Curitiba

(por Adriana Vieira)

Profissionais ligadas à saúde da gestante, de vários estados do Brasil, estão reunidas em Curitiba participando do curso de Formação em “Parto Ativo”, com a inglesa Janet Balaskas. Enfermeiras, obstetras, obstetrizes, fisioterapeutas, psicólogas, doulas, instrutoras de Yoga, entre outros já puderam experenciar o primeiro dia de curso com a autora do livro “ Active Birth” e diretora do “Active Birth Centre”, em Londres. Balaskas está no Brasil pela primeira vez à convite do Aobä, espaço dedicado ao encontro e acompanhamento de gestantes e pais, com sede em Curitiba. Há mais de 30 anos trabalhando com gestantes, Janet Balaskas enfatiza a importância da mulher estar presente e ativa em seu parto. Para isso ensina técnicas de Yoga e explica como a mulher pode se conhecer mais e melhor para poder atuar nesse momento tão importante que é o nascimento de seu bebê.Ela traz para esse primeiro curso ministrado no Brasil, toda explanação da fisiologia feminina e do parto, os hormônios que são produzidos durante o trabalho de parto e pós parto, as melhores posturas para se ter um parto ativo e enfatiza a importância do parceiro no conhecimento de todas as mudanças que acontecem com a mulher durante o período da gestação até a hora do parto, “para que ambos estejam juntos nessa jornada”, afirma a inglesa. “Um curso imperdível”, afirma a instrutora de Yoga em Salvador, Anne Sobotta. “Janet é a criadora do movimento de parto ativo e foi ela quem iniciou também o trabalho de yoga para gestantes. Vivenciar todo o conteúdo que ela nos ensina em livros agora ao vivo é um aprofundamento único”. Para a instrutora de yoga pré-natal, Ana Paula Malagueta, de São Paulo, o primeiro dia de curso já superou qualquer expectativa. “A maneira como ela explica é direta, objetiva e principalmente inspiradora. Eu estava me programando para ir ‘a Londres fazer o curso com ela, e agora Janet está aqui”. Estamos num momento importante na humanização de parto e nascimento no Brasil e a presença dela vem ajudar nesse movimento”, enfatiza e paulistana. É que Janet Balaskas estará também em São Paulo na próxima semana. Dia 20 de abril, ela irá conhecer a Faculdade de Saúde Pública da USP, às 9h30 onde falará da importância de cada profissional da saúde em benefício das futuras mães e bebês, nesse movimento em prol de um nascimentos melhor, ou seja, do Parto Ativo. Dia 21 de abril, ainda em São Paulo capital, Janet dará palestra para casais e profissionais de Saúde. Lá, todos vão aprender mais sobre a importância de cada passo do trabalho de parto, dicas práticas de posturas e movimentos que facilitam o parto e aliviam a dor. 

Simulação de parto e técnica de alivio de dor pélvica por pressão lateral no quadril!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s